Treina Malta 2013 – Saiba como foi!

Posted by
/ /

O primeiro curso da Agência Jovem Metodista, da Confederação de Jovens, formou 24 jovens de diferentes partes do Brasil.

Entre os dias 30 de novembro a 9 de dezembro de 2013, a Confederação de Jovens do Brasil, por meio da Agência Malta, realizou o primeiro treinamento focado em missões para jovens. Durante estes dias, na cidade de Cuiabá/MT, nas dependências da Igreja Metodista Central em Cuiabá, diversas disciplinas foram ministradas aos alunos participantes, como “Missões Urbanas”, “Evangelismo Criativo” e até mesmo “História dos movimentos de Avivamento e Missões”. Disciplinas relacionadas a espiritualidade do missionário, metodismo e estudo da Bíblia também foram oferecidas pelos professores Genezi Reyes (Missionária da Mission Society), Bispo João Carlos Lopes (6RE), Paulo Capelletti (Missão SAL), Soraya Junker (Projeto Cenáculo), Washington Zucoloto (3RE), Guilherme Emílio (5RE), André Rabelo (Jocum) e Marcos Grava (Atletas de Cristo). Clique aqui e conheça o perfil dos professores.

Os alunos vieram de várias regiões eclesiásticas do Brasil e Thainá Chaves, jovem de Campina Grande/PB (REMNE), testemunhou: “Aprendi e entendi o verdadeiro sentido de ser missionário. Lá, vários conceitos foram mudados e o principal aconteceu, o amor arde ainda mais pelas vidas que não conhecem a Jesus!”. Estes relatos se acumularam entre os alunos que participaram do Treina Malta. Um deles foi o recém-eleito presidente da Federação Metodista de Jovens da REMA, Wellington Alencar, da cidade de Ji-Paraná/RO, que ressaltou a importância do foco em missões: “Dizemos que o conceito de missões está no coração de Deus, mas como aprendi neste Treinamento, missões precisam ser geradas também em nosso coração. Após dezoito dias sem ver a minha família, só pude pensar o quanto precisamos sair da nossa zona de conforto e experimentar a renúncia de quem se dispõe a ir. Foi uma pequena porção, mas Deus já me moldou para amar ainda mais as vidas que mais precisam”, afirmou. O Bispo João Carlos Lopes também fez um balanço positivo: “Já participei de eventos similares em diversos países, e posso afirmar que o Treina Malta ofereceu um treinamento de alto nível, comparável aos melhores que acontecem internacionalmente”, afirmou.

Além das aulas teóricas, as aulas práticas também mexeram com os alunos, que puderam aprender sobre dinâmicas de evangelismo pessoal, expressão corporal, teatro e até mesmo pirofagia. As técnicas foram aplicadas no evangelismo pelas ruas de Cuiabá e também junto a povos ribeirinhos do Pantanal. Para chegar na localidade, os participantes enfrentaram horas de barco e vivenciaram uma experiência totalmente diferente de contexto missionário: visitar as casas das pessoas navegandos pelos rios. Em meio a deslumbrante natureza pantaneira, dezenas de pessoas aceitaram a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. “Visitamos um povoado chamado São Pedro e tivemos ali um dia de pesca abundante! Prosseguimos em oração para que todas as almas ali alcançadas cresçam e dêem muitos frutos”, disse Karolyne Lunna Pessanha, da cidade de Cachoeira de Itapemirim/ES (4RE).

Um dos frutos deste projeto será o início de uma nova congregação junto a população ribeirinha que foi impactada pelos participantes do Treina Malta. “A partir do Treina Malta, Deus nos moveu na direção de iniciar um grupo de trabalho com aquelas pessoas que foram alcançadas. O nosso sonho é construir uma igreja naquele lugar e tenho certeza de que no ano que vem os participantes poderão voltar para celebrar essa conquista conosco”, afirmou o Pastor Rogério Caputi, que pastoreia a Igreja Metodista Central em Cuiabá e não apenas recepcionou o projeto, como também se desdobrou trabalhando integralmente com a organização do evento.

Outro fruto do projeto será o aluno Fraz Sande, natural de Moçambique. Ele estará nos próximos meses no Brasil para ser capacitado a conduzir uma nova igreja no Norte do seu país e o Treina Malta contribuiu para a sua formação, além de esboçar um futuro Projeto África cujo objetivo será erguer esta comunidade. “Uma nova geração de jovens metodistas está sendo levantada a partir dos projetos da Malta. Jovens dispostos a pregar as boas novas para aqueles que ainda não a ouviram, que irão saquear o inferno e resgatar muitas vidas. Isto é só o começo do que Deus tem preparado para realizar através desta Agência”, afirmou Fraz.

TESTEMUNHOS

“Sorrimos, choramos, buscamos, oramos, saqueamos o inferno. Cuiabá e Pantanal foram nosso Quintal. O sol, o calor e o cansaço não nos detiveram. Agora o mundo nos espera! Divisor de águas na minha vida, renovo, confirmação de Deus. Eu precisava encontrar pessoas como os jovens missionários que conheci neste projeto”, Flávio Pereira (Itaboraí/RJ, 1RE)

“10 dias de aprendizado, amizades, parcerias, oração, irmandade, calor, risos, emoções…10 dias maravilhosos de treinamento missionário”, Angélica Ramos Unbehauer (São Paulo/SP, 3RE)

“O Treina acabou, mas a nossa missão está apenas começando! Em 10 dias criamos laços tão fortes que parecemos amigos de infância! Deus nos tirou de cantos diferentes deste país pra nos mostrar e provar que somos um! Apesar da distância, um laço forte nos une: missão, a batida que aquece o meu e o seu coração!”, Shirley Assis (Salvador/BA, REMNE)

“Foi um trabalho evangelístico maravilhoso com a população ribeirinha, onde muitas pessoas puderam conhecer e aceitar Jesus como único Senhor e Salvador de suas vidas. O Senhor fez grandes coisas neste lugar. Obrigada Deus por tudo que tens feito, por tudo que vais fazer!”, Letícia Zandomenichi (Miraselva/PR, 6RE)

“O amor de Jesus foi proclamado! Almas foram salvas! E de presente Deus me deu amigos e irmãos maravilhosos, não tenho palavras pra expressar o quanto foi bom e a certeza de que o melhor ainda está por vir”, Ana Laura (Valparaiso/SP, 5RE)

 

Veja as fotos e vídeo!

 

 

 

 

 


Últimas Notícias

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress