Jovens brasileiros em missão na Colômbia

Posted by
/ / Leave a comment

“Um lugar que não está no mapa dos homens, mas está no coração de Deus.” Lembra Graziele Prado, uma das integrantes da equipe de 11 jovens brasileiros enviados em missão para o Projeto Colômbia que aconteceu de 26 julho a 3 agosto.

O Projeto Colômbia, idealizado pela Agência Malta, braço missionário da Confederação de Jovens Metodistas do Brasil, aconteceu na maior parte do tempo na pequena comunidade de Brisas del Mar, a 3 horas e meia da famosa cidade turística, Cartagena.

Cartagena foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984 e é mundialmente conhecida como a “Joia do Caribe Colombiano”, por suas magníficas praias. Brisas del Mar, é uma pequena comunidade com pouco menos de 600 habitantes e que nem se quer consta no mapa ou é encontrada na busca do Google. Cartagena recebe milhares de turistas de todo mundo, durante o ano todo. Em Brisas del Mar visitas são raras. Poucas são as pessoas que vão até lá, a não ser os voluntários que a IPS Clinton Rabb – uma espécie de Posto de Saúde da Igreja Colombiana Metodista – recebe para potencializar os atendimentos. Alguns dias de férias em Cartagena e é possível conhecer as suas histórias de piratas, suas praias douradas, sua arquitetura, sua festa e suas comidas. Em Brisas del Mar a história que ainda faz muitos dos moradores perderem o sono é a dos Paramilitares. Há cerca de 10 anos atrás os paramiliatares dominaram a região e cometeram atrocidades contra a população: massacres, abusaram sexualmente das adolescentes e os expulsaram de suas próprias casas.

A discrepância social entre Cartagena e Brisas del Mar é absurda. Uma tem demais e a outra, de menos. Mas há um detalhe, que as faz ter algo em comum: as duas precisam de um Salvador.

Foram 21 dias de jejum e oração pelo Projeto. Antes mesmo de estarem lá, cada um dos onze jovens já estava em missão pela Colômbia. Sob o calor de 30ºC da Costa Colombiana, fomos recebidos pela Igreja Metodista Fé e Esperança em Cartagena. Localizada em um dos bairros mais violentos da periferia da cidade, a igreja tem sido uma porta para a esperança a crianças e jovens da região. Diariamente, cerca de sessenta crianças da comunidade estudam e são alimentadas no salão da Igreja.

Em Brisas del Mar, onde a equipe permaneceu a maior parte do tempo, Deus mostrou o propósito do envio de cada um dos onze participantes, dia a dia. “A começar pelo milagre da chuva, assim que chegamos em Brisas del Mar, o Senhor derramou dela e mostrou que era só o começo do seu derramar. E foi um belo aviso, pois nos cultos seguintes Deus agiu de forma tremenda!”. Testemunha Saulo, da Igreja Metodista Central de Itaguaí, da 1ª RE ao saber que há mais de 3 meses não chovia na região.
Nesta comunidade, a Igreja Colombiana Metodista faz um serviço social de excelência. Na IPS Clinton Rabb – que fica ao lado da Igreja – são oferecidos atendimentos médico, odontológico e até mesmo são realizados partos de emergência. Por mês, a IPS atende cerca de 3 mil pessoas de toda a região. Esporadicamente, voluntários de várias partes do mundo, são recebidos para agilizar os atendimentos na IPS.

A igreja é liderada pelo casal de pastores missionários, Luiz e Núbia há cinco anos. Os pastores receberam os jovens brasileiros com muito entusiasmo. “Estávamos muito ansiosos com a chegada de vocês! Vocês têm toda a liberdade para trabalharem, pois sabemos que foi Deus quem enviou vocês”. Comentava Pastora Núbia, assim que a equipe chegou em Brisas del Mar.

Os dias de missão na comunidade, foram marcados por cultos evangelísticos, onde centenas de pessoas quebrantadas e tocadas pelo Espírito Santo aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador. As crianças eram as fiéis escudeiras da equipe. Estavam sempre a postos para brincar, cantar e dançar com “los gringos”. Especialmente para eles, foram realizadas duas Fiestas de los Niños: uma na Igreja de Brisas del Mar e outra na comunidade vizinha, Alto de Julio – a 1 hora de caminhada de Brisas del Mar. O jogo de futebol já tinha data e hora marcada para acontecer. Em uma tarde de sol forte, praticamente todas as crianças e jovens da comunidade estavam no campo de terra para ver os brasileiros mostrarem seu futebol. Enquanto alguns jogavam, outros rodeavam algum jovem da equipe. Tudo era novidade, tudo era diferente. E nessas oportunidades, a Palavra de Deus era apresentada através de abraços e sorrisos.

Os dias na Colômbia, marcaram os corações dos onze jovens brasileiros da Igreja Metodista. A semente lançada naquela terra, foi semeada e, sem dúvidas, os frutos crescerão para que todos vejam e saibam que quando o trabalho é para a expansão do Reino de Deus, nada é em vão.

Confira os testemunhos de alguns dos jovens que estiveram em missão na Colômbia:

Confira as FOTOS do Projeto Colômbia.

Fotos: João Souza

Leave a comment

Últimas Notícias

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress