Informações Básicas, Curiosidades e Dados do Panamá

Panamá

Uma estreita porção de terra. O Panamá é a união, a ligação entre as Américas. A capital do país é a porta de entrada para dois mundos: um ultramoderno, com prédios que transformam o horizonte; e o outro formado por ruas e vielas coloniais. O centro histórico da cidade do Panamá é patrimônio da humanidade. Muito limpo, bem cuidado e seguro. Com suas igrejas e obras de arte que podem ser contempladas por moradores e turistas. O segmento de serviços é responsável por aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Outro elemento importante são os recursos econômicos oriundos da zona de livre comércio de Colón. A nação possui alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,755. O índice de analfabetismo é de 6,6% e a taxa de mortalidade infantil é de 17 óbitos a cada mil nascidos vivos.

Canal do Panamá

O Canal do Panamá liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico através de três sistemas de eclusas que estão espalhadas ao longo dos seus 80 km de extensão, tornando assim, as distâncias entre esses dois oceanos muito menores. As eclusas são: Gatún (que fica do lado do oceano Atlântico), Pedro Miguel (que tem uma localização mais central) e Miraflores (que fica no lado do oceano Pacífico). Atualmente mais dois grupos de novas eclusas estão sendo construídas, cada uma voltada pra um oceano. Atualmente, mais de 14 mil embarcações cruzam o canal por ano, correspondendo a 5% do comércio marítimo mundial, fato que contribui bastante para a economia nacional, através do registro dos navios mercantes.

Informações Gerais

Extensão territorial: 75.517 km².

Localização: América Central.

Capital: Cidade do Panamá.

Clima: Equatorial.

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 9 províncias e 3 reservas indígenas autônomas.

Idioma: Espanhol (oficial).

Religiões: Cristianismo 87,6% (católicos 71,8%, protestantes 15,1%, outros 0,7%), islamismo 4,4%, outras 4,5%, sem religião e ateísmo 3,5%.

População: 3.453.898 habitantes.

Moeda: A moeda do Panamá é a balboa, mas o dólar tem livre circulação no país. A balboa só existe na forma de moeda; por isso, preocupe-se apenas em ter notas de dólares ao planejar sua viagem.



Últimas Notícias

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress