Copa John Wesley de Futsal

Posted by
/ / Leave a comment

Copa John Wesley reúne jovens metodistas de todo o país para chamar a atenção para a situação das crianças de rua. O Torneio foi a primeira iniciativa nacional com esportes, contando com representação das regiões eclesiásticas brasileiras.

 

A Copa de Futsal Nacional “John Wesley” foi promovida pela Confederação Metodista de Jovens, através da sua agência missionária Malta, em parceria com a Igreja Metodista da Inglaterra e apoio da Coordenação Regional de Esportes da 1 Região. O evento aconteceu na Igreja Metodista de Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 04 a 05 de Abril, com uma equipe representando de cada região eclesiástica, além da equipe “anfitriã”, formada pelos jovens de Vila Isabel.

 

O objetivo desta iniciativa foi conscientizar a juventude metodista do Brasil em prol das crianças de rua. No último levantamento realizado pelo governo federal do Brasil revelou que mais de 24 mil crianças vivem nas ruas de 75 grandes cidades do país. “Esse número não representa todas as crianças nesta situação do país, já que não contempla as crianças que trabalham nas ruas e têm um local para dormir, por exemplo. Mas é um alerta de que as crianças que sofrem não são uma paisagem, e a Igreja precisa ter uma atitude profética para mudar essa realidade”, afirmou Sinval Filho, vice presidente da Confederação de Jovens e liderança da Equipe Malta.

 

Por isso, durante a Copa John Wesley, os jovens de várias regiões foram desafiados a implantar projetos que resgatem as crianças utilizando o esporte como ferramenta de evangelismo. Houve um momento de partilhar com as crianças que já participam do projeto de esportes que a Igreja Metodista Vila Isabel promove há muitos anos, envolvendo as crianças das comunidades mais carentes ao redor da Igreja. “Alguns destes garotos estão se profissionalizando no futsal, disputando torneios oficiais. Além de formar craques para a vida, estamos encaminhando o futuro de muitos”, afirmou André, coordenador do projeto. O pastor titular da Igreja Metodista em Vila Isabel, Edson Sardinha, que acompanhou de perto todas as atividades, afirmou: “É importantíssimo que a juventude da igreja utilize o esporte como ferramenta para alcançar vidas. Louvamos a Deus por essa oportunidade que a igreja local teve, de acolher essa iniciativa”.

 

No dia 05, domingo, parte dos jovens estiveram também das finais da Copa do Mundo das Crianças de Rua (ou simplesmente “Copa da Rua”), que estava sendo realizada durante toda a semana anterior. Esta “Copa da Rua” é um torneio internacional envolvendo 20 países, e antecede cada Copa do Mundo chamando a atenção para os direitos das crianças.

 

“No total, mais de 52 jovens de várias partes do Brasil compareceram para não apenas defender a sua região, mas para somar forças em prol desta causa. Foi muito mais do que um jogo, e esperamos que muitos frutos aconteçam a partir dos jovens que participaram”, disse Flávia Martins, que coordenou a Copa John Wesley e integra a liderança da Equipe Malta.

 

Resultado da Copa John Wesley de Futsal:

1º. lugar – 3ª. Região

2º. lugar – Vila Isabel

3º. lugar – 1ª. Região


“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. (Provérbios 31:8-9)

 


 

Leave a comment

Últimas Notícias

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress