Ainda no Brasil

Estávamos nos preparando para a viagem quando a Bia notou que talvez nossas roupas de frio não fossem suficientes. Conversamos e decidimos arrumar as malas com o que tínhamos para então decidir se compraríamos ou não mais roupas. Os dias foram passando e percebemos que teríamos realmente que comprar algumas coisas, começamos pelas botas. Já mais próximo da viagem um casal de amigos nos emprestou mais algumas coisas e conseguimos tudo que acreditávamos ser o suficiente. Nada como uma experiência para refutar uma teoria.

Eu, Bia e Gabriel somos uma família que começa com essa viagem nossa carreira missionária fora do nosso país. Digo fora do país porque acreditamos que quando Deus chama alguém para ir para trabalhar fora é porque essa pessoa já está em serviço no seu terreno local. Tem sido assim conosco. Gosto dos textos de Machado de Assis e acredito que se você conhece um pouco das obras dele você pode acabar percebendo, um ou outro traço da sua escrita aqui, se essa parte chegar e você não gostar pode pular o paragrafo, o texto que você está para ler é seu, leia só o que quiser.

Voltando a viagem, deveríamos viajar dia 23 de Janeiro de 2014, nossos bilhetes estavam comprados para esse dia. Arrumamos tudo, deixamos nossas famílias avisadas e nosso grupo de discipulado preparado para nossa distancia por um mês. Acredite, uma viagem assim necessitou de muita coisa organizada antes mesmo da viagem acontecer. Eu já havia visitado a Estônia no verão de 2013, mas agora iriamos no inverno e a expectativa de temperatura era de 20 graus negativos para aquela semana. Saindo de um Rio de Janeiro com clima de verão 40 graus, a mudança seria muito grande. Saímos e conseguimos chegar ao aeroporto a tempo de fazer check in passar pela inspeção de metais. Deus nos fala de muitas maneiras e tem momentos que Ele se cala por um propósito. Chegamos na agente da Polícia Federal com todos os documentos, tínhamos tudo, inclusive a autorização para o Gabriel viajar só com a Bia.

Agora é aquela parte que você pode pular se não gostar de dramas. A agente da Polícia Federal reparou em uma coisa que ninguém havia reparado, nem mesmo a funcionária da companhia aérea que enviou nossas malas para o avião. O passaporte da Bia estava vencido. Ficamos sem reação. Queríamos ter uma solução imediata, mas não,não existe solução assim prática para esse tipo de problema. Voltamos para casa já informados de como deveríamos proceder, mas era muito frustante.

No dia seguinte fomos novamente ao aeroporto, mas só depois de muita oração e pedindo para que Deus fizesse um milagre. Um agendamento para novo passaporte só seria possível para março, nossa viagem e férias só seriam até 22 de Fevereiro. Chegamos no aeroporto às 6:40 da manha para solicitar um pedido de urgência para fazerem o passaporte, naquele dia foram uns 20 pedidos como o nosso que chegaram na mesa da Chefe da Polícia. Nossa fé transforma é o que justifica nossos atos, não estávamos apenas pedindo, estávamos crendo no que Deus podia fazer. Depois de vermos alguns pedidos rejeitados o nosso veio.

Comecei um novo paragrafo porque quero que você também entenda como ficou nossa expectativa na hora da resposta. Sim, vocês podem fazer um passaporte hoje que pode demorar 6 dias úteis para ficar pronto, não precisam esperar o agendamento. Essa foi a resposta do agente. Um dos milagres aconteceu, só de não ter que esperar até março para começar esse processo já foi um grande acontecimento! Creia no que Deus te fala, Ele cumpre. Voltamos para casa depois de irmos na companhia aérea e comprar uma nova passagem para a quinta feira seguinte.

O milagre seguinte veio depois de uma ação de fé nossa. Quando fomos comprar a passagem aérea, precisávamos escolher o dia, mas como escolher se não tínhamos certeza que dia o passaporte ficaria pronto? Ele poderia ficar pronto até dia 3 de fevereiro ou antes, isso se Deus tivesse poder para isso… Chegamos ao balcão da KLM/Airfrance e procuramos saber que valor pagaríamos e para que dia seria isso. Se fizéssemos o mesmo trajeto  (RIO X Amsterdam X Tallinn) pagaríamos mais de 4000 reais, além do que já havíamos parcelado nas antigas passagens. Não, Não madame, essa é não é possível. Falei para a prestativa funcionaria que logo procurou uma saída. Tem uma possibilidade se o voo for até Helsinque e de lá vocês descobrirem um jeito de ir para a Estônia, essa foi a resposta dela. Tínhamos na nossa frente 2 opções ir no dia 30 de Janeiro ou dia 3 de Fevereiro. Já tínhamos perdido muitos dias da viagem e conversamos com Deus naquele momento e pedimos uma confirmação instantânea para esse caso. No mesmo segundo, o Espirito Santo já me falava para comprar para dia 30, a confirmação veio depois da oração bem baixinho com a Bia na hora que o cartão era passado na máquina: Senhor, se não for da tua vontade, que haja algum problema e o cartão não passe. Não é sempre que meu banco permite R$ 786,00 à vista, naquele dia o banco permitiu. Agora era esperar o milagre seguir a fé.

Tivemos mais dias de férias até o passaporte ficar pronto. Olhávamos o site da Polícia para acompanhar o processo e apenas dizia que o passaporte estava confeccionado, mas não havia seguido para o aeroporto. Depois de esperar até 29, fomos lá, nosso milagre iria ocorrer até no máximo o dia seguinte! Fomos cedo novamente e assim que fomos atendidos o agente nos informou para esperarmos até dia 3 de Fevereiro, essa era a data que receberíamos. Que banho de água fria. Ficamos tristes no momento, mas era de manha e as misericórdias do Senhor se renovam a cada manha e o Espirito Santo nos lembrou, quinta feira vocês viajam. Nada como um grande amigo nessas horas. Dormimos assim que entramos em casa, estávamos muito cansados de toda correria que passamos naqueles dias. Lembro de acordar meio dia e fazer o normal, olhar meu facebook e meus e-mails. Não é que quando Deus fala Ele cumpre… um e-mail nos informava em palavras diferentes dessas: Seu Deus não dormita nem dorme, Ele trabalha pelos que nEle confiam, venham pegar seu passaporte depois de 24 horas. O que aconteceu foi que o documento chegou na mesma hora que a gente na Polícia, mas não tinha entrado no sistema ainda.

Viajamos na noite de quinta, mas o resto eu conto outro dia!

 

Paz,

 

Família Frossard

3 de Fevereiro de 2014.

 

Leave a comment

Últimas Notícias

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress